quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O Adeus do Mestre

Quem vive em Joinville e gosta de esporte fatalmente conhece o Roberto Dias Borba , o RDB ou simplesmente Borba .
Nessa semana recebi um comunicado do querido amigo Borba , (que sem demagogia o chamo de Mestre) que não mais teremos o prazer de ler seus textos e o registro de suas fotos.
Tive a honra de trabalhar com o "Mestre" Borba nos dois últimos anos que o Basquete de Joinville disputou o NBB ,  lembro que depois dos jogos conversávamos para sempre identificar lados positivos das partidas independente das vitórias ou derrotas.
Com seu devido consentimento reproduzo a elegante e emocionante comunicado:

Obrigado Borba , um exemplo de ética e imparcialidade no jornalista esportivo.


Passando o bastão

40 anos se passaram desde que aquele garoto do bairro Glória encontrou nas letras a oportunidade de continuar próximo e envolvido com o futebol. A alegria de correr atrás de uma bola foi o melhor divertimento que uma criança pode ter. E brincar de bola é tudo que pode alegrar um coração infantil. Levar esta paixão para os caminhos adultos, tornando o envolvimento com o esporte o ganha-pão, é fazer com prazer o que gosta de fazer.
Quatro décadas se passaram desde que desde que comecei a colocar em prática o desejo de usar as palavras para expressar o desejo de desfraldar uma bandeira ideológica. Ideais de um adolescente que se tornaram o jeito honesto de trazer o sustento para sua família e para uma vida inteira.
A escolha de ingressar no jornalismo valeu a pena. Quatro décadas depois não existe arrependimento de nenhuma espécie. Existe, sim, a confirmação de ter feito com dedicação e empenho tudo aquilo que sempre desejei fazer. Poderia fazer tudo outra vez, mesmo com opções mais atrativas e vantajosas.
E agora o que existe é a sensação de preparar corpo e mente para uma transição. É neste momento que preciso sair de cena. Ficar à margem do dia-a-dia das informações. Fico no anonimato igual a tanta gente com ouvidos e olhos à espera de noticiários e notícias.
Fiz a minha parte neste processo. Atendi a todos com igualdade, considerando que informar com isenção e clareza representa uma necessidade conforme o mundo vai se movendo.
Depois deste longo tempo estou precisando fazer este ponto final, mas o processo continua através de jovens com os mesmos ideais de informar e prestar um serviço digno de levar a informação à comunidade.
O tempo de começar foi a partir de alguns rabiscos sobre o time infantil do Glória Futebol Clube – aquele dos 3 minutos, 3 gols. Emprestava a Lettera 32 do amigo Kurt para fazer os textos. Corria depois para distribuí-los para os artistas da informação da época e que depois passaram a ser amigos de profissão: Hilário Muller, no Jornal de Joinville; Maceió, no jornal A Notícia; e, Ricardo Passos, na Rádio Cultura.
Uma jornada recompensada por levar informações do time e dos amigos que lá jogavam. Dois anos depois estava investido pela tarefa de escrever não só do Glória. Era a oportunidade que Toninho Neves acabara de me dar e sigo até o derradeiro desfecho deste relato.
Estive à frente de um microfone de rádio, com o aval de José Mira. Ensaiei aparições em TV, com Luiz Carlos Carvalho como padrinho. E tudo para informar, nunca pensando em encher bolsos.
Ganhei a confiança de leitores e ouvintes. Ganhei milhares de amizades, mesmo aquelas interesseiras e interessadas em aparecer numa foto, numa citação de texto. Este tipo de gente sempre existirá, mas sem ter dignidade para repetir este procedimento.
O meu último vínculo com a informação, nestes cinco anos, foi on line. Para quem ingressou na imprensa no século passado na era do chumbo e chega ao século 21 sem nenhum tipo de fronteira usando a internet tem que lembrar e reconhecer que o contato instantâneo com públicos diferentes só foi possível com a ajuda da Face Digital, com o Portal Joinville. E a quem peço para continuar possível o acesso (mesmo que sem mais ser atualizado) ao Blog RDB.
Todo este arrazoado é para comunica-los que o Blog RDB deixará de ser atualizado a partir de janeiro de 2014.
Agradeço aos milhares de acesso e passo o bastão para os profissionais de imprensa que surgem e outros que já estão na labuta e com o interesse único de informar.
Obrigado a Deus pela oportunidade da vida, aos meus pais pela educação que me deram e o amor ao filho. Obrigado a minha esposa e filhos. E também o agradecimento aos amigos.
A vida segue, agora sem as letras da informação. Talvez clicando lances do cotidiano.

RDB (Roberto Dias Borba)
Dezembro 2013 
 
Luis Silva / Number Esportes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicionar